quinta-feira, 29 de março de 2007

Menina de Atins

Tenho carinho especial por essa foto. Tive a oportunidade de conhecer Atins, pequena vila de pescadores que se encontra nos Lençóis Maranhenses. Há um passeio obrigatório pelos pequenos lençóis que termina na casa da Dona Luzia, terminado o almoço preparado por ela, tomei meu café e passei a arrumar o equipamento fotográfico que sofre um pouco com a areia das dunas. Quando dei por mim, essa garotinha estava com esse olhar, não saía da posse. Muito devagar preparei a câmera, mirando em outro lugar da varanda com luz parecida, e virei para ela e fotografei. Ela fez que não notou e continuou mais algum tempo me olhando, nunca entendi porque, mas me fez bem, me senti o exótico, eu era o estrangeiro, afinal, podia ser apenas curiosidade de criança, mas que fez bem, fez.
Durante um tempo eu chamei essa foto de O Olhar, mas me parecia pretencioso demais, fica qualquer nome, Menina de Atins é bom também. Para mim interessa que ela me deu um grande presente, esse instante que pude congelar e guardar como memória daquele dia.
Continuo escrevendo sobre fotos, é um jeito de mostrá-las também, vai ser assim até eu acostumar com a idéia de ter esse espaço e ter algo para contar... Inté.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu estava lá e certamente voltarei, esse lugar no meio dos Lençóis é espetacular.
Abração e parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

"Para mim interessa que ela me deu um grande presente, esse instante que pude congelar e guardar como memória daquele dia" veja com certeza ela olhou, sentiu, registrou. talvez um dia ela também "roube" momentos, olhares, expressões que irá congelar e guardar na memória. um pouco quando entramos aqui também olhamos, sentimos, roubamos e registramos emoções....continue nos emocionando.

Rita Delille disse...

olá Renato,

Sou portuguesa e passei uns dois meses em Atins. Esta foto fez-me lembrar as crianças maravilhosas de lá. :).

Rita